
Mobile Banking, seu crescimento e os novos hábitos de consumo
Em tempos de quarentena, observa-se ainda mais a mudança de hábitos dos brasileiros em relação a tecnologia e consumo como um todo. Cada vez menos as pessoas vão a agencias bancárias para resolver qualquer problema, afinal quem quer passar longas horas em filas de banco ou aguardando um atendimento telefônico?
O que o consumidor procura é tranquilidade, segurança e agilidade quando opta por usar o Mobile Banking, pois as operações são mais dinâmicas e simples.
O termo mobile banking, basicamente se refere ao uso de smartphones para realizar transações bancárias que antes só podiam ser realizadas nas agências ou através do computador, através disso o modo como as pessoas lidam com os bancos no país tem mudado exponencialmente.
Em uma recente pesquisa da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, demonstrou o quanto o número de transações através de mobile banking cresceu, dando um salto de 33,1 bilhões em 2018 para 39,4 bilhões em 2019, isso significa um aumento de 11% dentro do período analisado.
*Imagem retirada da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2020 da FEBRABAN.
As fintechs, empresas de serviços financeiros, assim como o Mobile Banking estão chamando cada vez mais a atenção dos brasileiros no quesito praticidade, pois são alternativas mais simples do que o nosso complexo sistema financeiro tradicional, ou seja, isso vem contribuindo para as mudanças de hábitos dos brasileiros. Como e de que forma essas mudanças podem ser vistas? Continue a leitura.
As palavras de ordem são: comodidade e economia
Quem é que hoje em dia tem tempo para passar horas em filas de banco, ou mesmo, ter que aguardar para conversar com o gerente e tentar conseguir um empréstimo? Ninguém tem mais tempo pra isso, e mesmo os bancos tradicionais tentando melhorias nesse aspecto, as fintechs estão a frente nesse quesito, pois por serem empresas virtuais oferecem a maioria dos seus serviços via mobile banking, onde você resolve todas as suas pendências de forma virtual, e ainda pode conseguir empréstimos de forma totalmente online, já que toda análise é feita através do mobile banking, bem simples e rápido.
Apesar de toda a tentativa de mudanças do tradicional banco, eles ainda contam com uma estrutura grande e gastos volutuosos, visto que precisam arcar com custos de pessoas e estrutura para atendimento ao público em loco, o que faz muita diferença em competir com as fintechs que possuem uma estrutura enxuta e não tem os custos fixos que uma agência bancária comum tem hoje, oferecendo assim serviços com menores taxas.
Além de serviços mais rápidos e com menor custo, tem ainda tecnologias inovadoras que já caiu no gosto do público que busca novas experiências e alinhamento com suas expectativas. O que agrada especialmente ao público jovem, aquele que está sempre com um smartphone em punho e preza pela praticidade e retorno rápido.
O que a tecnologia pode trazer de mudanças?
O que temos visto é que os bancos tradicionais têm trabalhado em busca de novas tecnologias para mudar a relação com seus consumidores, afinal, o crescimento das fintechs tem sido contínuo e a tendência é essa mudança de comportamento dos consumidores em busca de tecnologia rápida e ágil, além de barata, quando o assunto é serviços financeiros.
Alguns exemplos dessas mudanças é que no Brasil, o Bradesco criou a InovaBRA, programa que apoia e seleciona startups para desenvolvimento, já o Itaú inaugurou um espaço de coworking para startups inovadoras e , no Reino Unido, o Santander criou um fundo de investimento para estas startups, o fato é que alguma mudança já está acontecendo!
Assim como para os banqueiros essas novas tecnologias podem trazer inúmeras vantagens para seu negócio, tais como, redução de custos, rapidez nas transações e uma melhor experiência para seus clientes. Para os clientes pessoa física ou jurídica isso tudo quer dizer facilidade e agilidade em resolução dos seus problemas, pois cada vez mais as pessoas anseiam em resolver tudo com um clique.
Quer saber mais sobre fintechs e o mercado financeiro, continue nos acompanhando aqui no blog e no Instagram @paydatebrasil.
#sistemafinanceiro #sistemagestão #meiosdepagamento #cobranças #automação #wtp #mobilebank